ROI: conheça suas vantagens e aprenda a calculá-lo

ROI: conheça suas vantagens e aprenda a calculá-lo

Uma forma de avaliar o desempenho e a eficiência de um investimento em sua empresa é através do ROI (Retorno sobre Investimento), isto é um cálculo simples que deixará bem claro quais aplicações estão dando resultados positivos ou negativos. 

Em seguida você terá uma visão geral sobre o ROI de modo que consiga identificar as aplicações que mais e menos rendem lucros na sua companhia e otimize a tempo as que não garantem bons números. Vamos lá? 🧐 

O que é o ROI e qual a importância para o sucesso do seu negócio? 

A sigla do inglês significa Return on Investment. Em português, Retorno sobre Investimento. O seu conceito é o que o próprio nome diz: o ganho ou a perda, em termos percentuais, ao investir em determinada situação.  

Até porque, quando realizamos qualquer tipo de investimento, esperamos receber algo em troca, seja a otimização de processos ou até mesmo a atração de mais consumidores.  

Através de um cálculo simples, você consegue definir para quais ocasiões está valendo ou não a pena destinar determinado capital.  Assim, é possível cuidar das finanças do seu empreendimento e aumentar sua longevidade.  

Ah! Vale ressaltar que calculá-lo é fundamental, independentemente do tamanho da empresa e também do setor em que a situação avaliada está inserida.  

Além disso, verificar o Retorno sobre Investimentos é essencial para que se faça uma análise específica da sua empresa, visto que uma mesma situação pode ser benéfica para um e desvantajosa para outro.  

Contudo é sempre importante observá-lo em conjunto com outras questões, como: nicho de mercado, concorrentes, público-alvo etc. E claro, não podemos esquecer o tempo de retorno desse investimento, uma vez que não agregará muito alcançar um resultado positivo depois de um longo período ou esperar um bom retorno em um curto intervalo, sendo que a situação necessita de um prazo maior.  

5 vantagens de calcular o ROI 

Certamente entender o ROI e sua importância é fundamental, mas é só o primeiro passo. Agora chegou a hora de ver quais as vantagens que obterá no seu negócio ao calcular esse indicador financeiro.  

1. Redução de gastos 

Pensando que existe um certo monitoramento dos investimentos, é mais possível que não haja gastos desnecessários e que não vão gerar um retorno à empresa.  

2. Tomada de decisão mais precisa 

Calculando o ROI, é possível que você encontre brechas e gargalos que seriam encontrados em um prazo maior, a ponto de provocar prejuízos ao negócio.  

E o inverso também acontece ao se identificar facilmente ações que são potenciais e geram lucro. Assim, você sabe onde deve mirar e o que deve deixar de lado por pelo menos um período.  

3. Facilidade para estabelecer novas metas  

Ao avaliar resultados anteriores, é possível que você estabeleça novas metas de forma mais ágil e simples, pois já sabe o caminho que propiciou um considerável sucesso à sua empresa.  

4. Aumento do lucro 

Reduzindo gastos desnecessários, de fato reduz as despesas, o que por consequência amplia o lucro do seu empreendimento.  

5. Otimização dos investimentos 

Em vez de sair direcionando capital a ações que não estão agregando valor ao seu negócio, passa a investir tempo e dinheiro em situações que realmente somam e promovem a longevidade da sua empresa.  

Como calcular o ROI? 

Às vezes falar em conta, cálculo e matemática pode gerar um certo incômodo ou até mesmo desespero. Nós entendemos! Porém, neste caso, a situação não é muito complicada, pode ficar tranquilo.  

Para chegar ao resultado do ROI, existe uma fórmula simples, basta inserir nela as informações do investimento do seu negócio. Ah! A conta é a mesma, independentemente da área envolvida, ok? 

Dito isso, para calcular o Retorno sobre Investimento é da seguinte forma: 

ROI = (ganho obtido – investimento inicial) x 100
            ______________________________
                                      investimento inicial  

Só para ilustrar, veja a seguir um exemplo prático para você entender melhor.  

Imagine a situação, na qual o proprietário de uma concessionária de veículos passou a vender acessórios veiculares.  

Nesse contexto, realizou um investimento de 200 mil reais para a compra dos produtos. Após um período de vendas, notou que houve um faturamento de 500 mil reais.  

ROI = (500.000 – 200.000) x 100
          __________________
                             200.000 

ROI = (300.000) x 100
          ___________
                   200.000 

ROI = 1,5 x 100 = 150% 

Sendo assim, podemos chegar a conclusão de que houve um retorno positivo de 150% com a comercialização dos acessórios. Ou seja, você está ganhando mais do que gastando.  

E isso significa que a estratégia para aumentar o lucro e as vendas está correta e deve ser mantida ou até melhorada a fim de estabelecer um bom ROI.  

ROI positivo, negativo e neutro – O que significa? 

Ao calcular o ROI, você obterá resultados positivos, negativos ou neutros. Mas, afinal, você sabe o que isso significa na prática? Confira.  

Positivo 

É para comemorar! Seu negócio acertou na tomada de ação, e o lucro foi maior do que o capital investido inicialmente.  

Negativo 

É hora de recalcular a rota! Nesse caso, ocorre o inverso da situação acima, ou seja, o gasto foi maior do que o retorno gerado. Em suma é preciso repensar o investimento e direcionar para outro ramo ou setor. 

Neutro 

Nem alegria, nem tristeza! Aqui, ao realizar uma ação, seu negócio não lucrou e não perdeu. Isto é, o valor investido inicialmente e o ganho obtido foram exatamente os mesmos.  

Como monitorar o ROI frequentemente e de forma ágil? 

Conforme vimos analisar o ROI da sua empresa é imprescindível para garantir a longevidade, porém calculá-lo, entre tantas outras demandas do dia a dia, pode não ser tarefa simples e acabar ficando para depois.  

Pensando nisso, para monitorá-lo frequentemente a fim de assegurar a redução de custos e o aumento da lucratividade, é preciso contar com uma mãozinha fundamental da tecnologia para facilitar e até mesmo aprimorar a avaliação. 

As ferramentas de CRM, por exemplo, contribuem no acompanhamento dos indicadores de diversos aspectos do seu negócio, como marketing, atendimento e vendas.  

Além disso, para calcular a métrica financeira, é preciso ter em mãos os dados para aplicá-los na fórmula e para realizar uma análise geral e detalhada em conjunto com o resultado, como período de avaliação, métodos utilizados etc. 

Enfim, soluções de CRM contribuem fortemente para a centralização dessas informações e acumulam uma série de indicadores que vão auxiliar na hora de mostrar o resultado das estratégias implementadas. 

Acesse nosso site e conheça tudo o que nossas soluções podem proporcionar.
Ou entre em contato com nosso consultor e saiba mais! Clique aqui.  

Se curtiu o artigo, não se esqueça de compartilhar com seus colegas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *